You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

1º ENCONTRO INCOR – HC FMUSP SOBRE FIBROSE CÍSTICA EM ADULTOS

O avanço no diagnóstico e tratamento da fibrose cística (FC) criou um cenário atual diferente para esta doença. Antes confinada à faixa pediátrica, hoje nos países de primeiro mundo mais da metade dos pacientes estão na faixa adulta. Além disso, diversos casos com apresentações mais leves estão sendo diagnosticados em pacientes mais velhos com sintomas respiratórios crônicos e ausência de acometimento pancreático e desnutrição. Novos medicamentos continuam em desenvolvimento, incluindo novas moléculas que recuperam a função do CFTR e agem diretamente no defeito básico da doença com promissor impacto na sobrevida destes pacientes.

No Brasil, existem diversos centros de atendimento especializado aos pacientes com FC da faixa pediátrica distribuídos em diferentes estados brasileiros. Entretanto, há uma escassez de centros adultos preparados para o atendimento destes pacientes.

Em uma iniciativa apoiada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e o Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC), ocorreu no período de 09 a 11 de fevereiro de 2017 o 1º Encontro InCor – HCFMUSP sobre Fibrose Cística em Adultos. O evento contou com a participação de 12 médicos pneumologistas de diferentes estados brasileiros com o intuito de trocar experiências, discutir barreiras para implantação de um centro de referência adulto em FC e atualização científica. Além de exposições teóricas, foram realizadas atividades práticas que contaram com a participação da equipe multidisciplinar e visitas às dependências do complexo hospitalar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O intuito desta iniciativa foi aproximar os médicos especialistas nesta área, promover a divulgação da doença e, sobretudo, melhorar o atendimento dos pacientes com FC em nosso país.
 

Dr. Rodrigo Abensur Athanazio
Coordenador da Comissão de Fibrose Cística da SBPT
Médico Assistente do Serviço de Pneumologia do Incor – HC FMUSP

Veja Também

12/02/2017

1º ENCONTRO INCOR – HC FMUSP SOBRE FIBROSE CÍSTICA EM ADULTOS